As marcas começam a atender aos consumidores
A gestão socioambiental do supermercado Pão-de-Açucar tem contribuído para posicionar a marca a um novo segmento, principalmente em decorrências das lojas eco-eficientes. A rede Walt-Mart investe em apoio a programas e projetos que referenciem sua marca à ações sociombientais, como é o caso da campanha nacional “Saco é um Saco”, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
O hipermercado Extra oferece, no mesmo caminho, a marca própria Taeq (Tao - equilíbrio / eq - energia vital) que busca alcançar e formar um novo consumidor de produtos "do bem".
São produtos naturais ou orgânicos, balanceados, lights e de menor impacto ambiental.
E para atrair o consumidor que amplia a cada dia o conhecimento em relação aos impactos ao meio ambiente e à saúde, advindos do atual modelo de consumo, a rede trabalha o merchandising no ponto-de-venda destacando, em suas gôndolas, a qualidade de vida e a promoção da saúde individual e global.
Para aqueles que acham ser inviável o preço perante aos produtos não-orgânicos, vale lembrar que a concorrência e a formação do novo consumidor pressionará, cada vez mais, a redução dos preços e o aumento da oferta e da qualidade. Deve-se destacar, também, que o percentual de desperdício atribuído ao atual modelo de consumo, gira em torno de 40%. Assim, reduzindo a quantidade no consumo, melhora-se a qualidade sem onerar custos.
Chegou a vez do consumidor fazer sua parte, dando preferência aos "produtos do bem".
*fotos www.empresaresponsavel.com
Palavras-chave: Comunicação para a Sustentabilidade - Saco Plástico - meio ambiente - embalagem