Campanha para uso de sacos plásticos - assunto polêmico
Está no ar um comercial para incentivar o uso e o descarte 'adequados' de sacolas plásticas. Promovido pela indústria de plástico, sugere à comunidade que use sacos plásticos, e que prolongue a vida dos mesmos em 'locais seguros'. Vejam neste link: http://www.portaldapropaganda.com/comunicacao/2009/09/0006Para ilustrar 'locais seguros' mostram, no comercial, que um pai e seu filho fizeram uma bola de brincar com várias sacolas plásticas....
Trata-se de tema bastante polêmico, visto que autoridades, ambientalistas e educadores orientam para a redução significativa no uso, para se repensar em novas alternativas de embalagens, bem como para soluções biodegradáveis.
Por curiosidade, digitei então no google 'campanha para não usar o saco plastico' e sabe quantos links apareceram? 4.310.000 links.
Recentemente a Revista Vida Simples (jun/09) publicou informações sobre o impacto negativo do saco plástico no meio ambiente. O Instituto Akatu também enfatiza sempre as questões relacionadas à redução do consumo. Em resumo: o mundo produz sacolas plásticas desde a década de 1950. Como não se degradam facilmente na natureza, e como não há tratamento adequado de lixo no país, grande parte delas ainda vai continuar por mais 300 anos em algum lugar do planeta. Calcula-se que até 1 trilhão de sacolas plásticas são produzidas anualmente em todo o mundo. O Brasil produz mais de 12 bilhões todos os anos e 80% delas são utilizadas uma única vez. Elas entopem esgotos e bueiros causando enchentes, poluem e assoreiam rios e são encontradas até em estômago de animais marinhos como tartarugas, baleias, focas e golfinhos... e também matam os pequenos animais, como as aves, por sufocamento.
O impacto causado na linha de produção da sacola plástica é enorme... e a reciclagem é inviável, por ser muito cara. Várias redes de supermercados do Brasil e do mundo já estão sugerindo o uso de caixas de papelão, e colocando à venda, sacolas de pano ou sacolas de plástico duráveis para transportar as mercadorias.
Penso, então, que o melhor caminho às marcas é avançar em tecnologia e ofertas de produtos duráveis, retornáveis, se diferenciando da concorrência pela Responsabilidade Socioambiental.....
Se a indústria não sabe o que fazer com tantos sacos plásticos (recolhimento em logística reversa, reuso, reciclagem...), como os consumidores poderão saber? Por mais criativo que pudéssemos ser quanto à destinação e reuso das sacolas plásticas, como propõe o comercial, não teríamos espaço para tantas unidades produzidas diariamente.
Gosto muito da Carta da Terra quando diz que todos devemos "Reconhecer que a liberdade de ação de cada geração é condicionada pelas necessidades das gerações futuras".
Assunto importante e que requer mais diálogo e soluções a favor da saúde do Planeta!
*fotos divulgação (em e-mail pela internet - autor desconhecido)
por Joana Bicalho
Palavras-chave: Comunicação para a Sustentabilidade - Saco Plástico - meio ambiente - embalagem