Responsabilidade Social

Ações de responsabilidade socioambiental praticadas pelas empresas. PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Social - Desenvolvimento Sustentável - Eco-eficiência - Meio ambiente - Sustentabilidade - Empresa responsável - Tripé da Sustentabilidade - Governança Corporativa - Terceiro Setor - Logística Reversa - Marketing Verde - Comunicação para a sustentabilidade - Marketing Social - Marketing Ambiental - Eventos Carbon-free

domingo, 31 de maio de 2009

Dica às grandes marcas: Invistam no Eco-Design nas embalagens e produtos

Mesmo com todos os estudos relacionados ao desejo do consumidor, as grandes corporações ainda não se adaptaram ao eco-design no que diz respeito às embalagens (ambientalmente corretas). Vou dar um exemplo: Não haveria necessidade de levar para casa (e jogar fora no mesmo dia) as embalagens de leite que, para sua confecção, destruiram montanhas, muitas árvores, impactaram enormemente na linha de produção (com produtos químicos e tóxicos) e que ficarão descartadas, com as marcas de quem as fabricou, em lixões a céu aberto por mais de 100 anos.

O consumidor quer apenas o leite, que poderia estar em embalagens de vidro (o produto ficaria inclusive mais bem exposto) como as da foto abaixo (do segmento sucos), e que poderiam ser retornáveis, oferecendo desconto mínimo ao consumidor para estimulá-lo à devolução.
Aliás consumidor, dê também preferência às polpas, até que a indústria de sucos possa te oferecer embalagens de menor impacto, visto que as Tetra Pak, apesar de recicláveis, não são de fato recicladas: não tem quem as recolha (não há estímulos financeiros aos catadores, nem mesmo as indústrias assumem esta coleta e destinação na logística reversa).
Outra coisa: Os sucos em polpa, impactam infinitamente menos ao meio ambiente porque não passam por processos químicos na sua produção.
Pesquisa realizada com 200 questionários em Brasília, no ano de 2008, junto a pessoas de ambos os sexos, acima de 20 anos mostra que 78% dos entrevistados sentem-se incomodados em descartar suas embalagens, por saber que não serão reusadas.
Uma boa estratégia de competitividade às marcas? Oferecer produtos que impactam menos ao meio ambiente, se diferenciando dos concorrentes, e alcançando valor agregado de imagem.

Marketing e Responsabilidade Socioambiental

Não adianta apenas fazer Propaganda... É necessário incluir a responsabilidade social no Marketing Empresarial
Há muita confusão no que diz respeito aos conceitos de marketing e de propaganda. Não existe "marketing enganoso", visto que, em sua essência, esse combina ferramentas (os 4Ps) para a realização de trocas que venham a satisfazer duas ou mais partes. Já a propaganda, que tem por conceito "despertar o desejo"; "implantar; incluir uma idéia; uma crença na mente alheia" muitas vezes, infelizmente, não entrega, de fato, a sua promessa.


É nesta linha de raciocínio, com a ampliação do conhecimento acerca das conseqüências da degradação ambiental, que mais um “P” – de Planeta sano – está sendo adicionado ao tradicional modelo de ferramentas do marketing (Ponto, Produto, Preço e Promoção). Essa tendência corresponde à mudança de postura das empresas, que passam a dar mais atenção a todo o processo de produção e assumem responsabilidade social e ambiental na comunidade em que estão inseridas.


Sabe-se que para implantar um trabalho eficaz de marketing, necessário se faz observar as atitudes, hábitos e vontade do consumidor, para o qual deve-se ajustar os produtos e serviços da empresa. Concorrência, qualidade dos fornecedores, forma de atuação dos vendedores e atendentes, imagem institucional e desejo dos clientes são elementos determinantes do sucesso ou do insucesso da empresa. Mas hoje, o consumidor possui variadas marcas de mesma oferta em sua mente, com idênticos apelos de venda, É aí que muitos profissionais de marketing já orientam, em seus planos e ações, produtos e serviços com linha de produção de menor impacto ambiental visto que, já em 2001, pesquisa do ISER/IBOPE demonstrava que 81% dos entrevistados se sentiam mais motivados quando, ao fazerem suas compras encontravam, no produto, rótulo informando ter o mesmo sido fabricado de maneira ambientalmente correta. Com a ampliação de ofertas no mercado, o cliente não é mais fiel a uma única marca, principalmente se ela não demonstra maior quantidade de valores que os já tradicionais. Assim, a responsabilidade ambiental chega na agenda dos profissionais de marketing representando, para as empresas, elemento desempatador na hora da compra.

Palavras chave: Responsabilidade Social - Desenvolvimento Sustentável - Marketing