Responsabilidade Social

Ações de responsabilidade socioambiental praticadas pelas empresas. PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Social - Desenvolvimento Sustentável - Eco-eficiência - Meio ambiente - Sustentabilidade - Empresa responsável - Tripé da Sustentabilidade - Governança Corporativa - Terceiro Setor - Logística Reversa - Marketing Verde - Comunicação para a sustentabilidade - Marketing Social - Marketing Ambiental - Eventos Carbon-free

domingo, 7 de junho de 2009

Consumo Inconsciente

Consumo Inconsciente:
Quem de fato ganha com isso?



De uma forma crescente, a mídia vem divulgando dados relacionados às perdas muitas vezes irrecuperáveis no meio ambiente natural. A saúde física e mental das pessoas é ameaçada pela urbanização acelerada, pelo adensamento populacional dos grandes centros e pela grande desigualdade social.

O modelo de desenvolvimento que vivenciamos estimula o consumo inconsciente especialmente nas classes sociais de maior poder aquisitivo gerando imensas pressões sobre o meio ambiente. E esse consumismo insaciável de satisfação imediatista é a principal causa da degradação ambiental.

No final do último século, a conservação do meio ambiente passou a receber mais atenção e adquiriu maior importância, norteando empresas, comunidade e autoridades, graças a um aumento da consciência da sociedade acerca das conseqüências da degradação ambiental. Diversos foram os encontros nacionais e internacionais que são utilizados ainda hoje como importantes referências nos projetos, propostas de trabalho, programas e encontros que visam uma ampliação da consciência acerca da relação homem x meio ambiente.

A proposta do momento é o Desenvolvimento Sustentável, por meio do qual se atenderiam as necessidades do presente sem comprometer o direito das futuras gerações de atender suas próprias necessidades. E as empresas são atores representativos nesse processo. A retirada desgovernada de insumos da natureza sem considerar a capacidade de reposição e o descarte de restos indesejados - processos marcados pelo desperdício - pressionam os ecossistemas, de maneira tal, que trazem à reflexão a responsabilidade social e ambiental que as mesmas devem ter como compensação ao acúmulo de riquezas e ao poder que exercem. Poder exige responsabilidades que vão além de leis e regulamentos: trata-se de devolver, de forma justa, o excesso retirado, mantendo ao mesmo tempo uma conduta ética que concilie os objetivos da organização com os da sociedade.

Teoricamente, cada vez mais, imprensa, escola, organismos e instituições voltam-se para a construção do valor Meio Ambiente e Cidadania. É preciso, entretanto, avançar do discurso das conferências, colocando em prática as suas recomendações.

Imagem: divulgação internet em power-point - marketing viral

Palavras-Chave: Conscumo Consciente - Responsabilidade Social - Desenvolvimento Sustentável


Propaganda para o Desenvolvimento Sustentável












O consumo inconsciente e desenfreado é enfaticamente estimulado pela Publicidade e as embalagens ricas em sofisticação movimentam mais de 500 bilhões de dólares por ano no mundo. A criação de embalagens descartáveis, com designs que bem vendem o produto, mas comprometem a conservação do ambiente natural, é exemplo de atividade mercadológica que exige mudança.




De um lado os insumos naturais utilizados no processo de fabricação representam fortes danos ao meio ambiente. E os resíduos gerados na linha de produção, bem como o longo ciclo de vida da embalagem, de difícil degeneração, devolve para a natureza elementos comprometedores.

Os milhares de carrinhos de compras que atravessam, diariamente, os guichês do caixa do supermercado são abarrotados de lixo. Separando-se os conteúdos dos produtos de suas embalagens, percebe-se que as embalagens, representam significativo percentual no volume no total de cada carrinho.

Somente no estado de São Paulo, 20,5 mil toneladas de resíduos domiciliares são geradas diariamente sendo, grande parte, depositadas a céu aberto, em condições inadequadas. Todo esse volume gera ao estado uma despesa diária de R$ 1,3 milhão, “verba suficiente para construir uma escola por dia.” (Revista Época 2001).


O volume de produção de Publicidade e Propaganda impressa, em todo o mundo, é muito grande. A conscientização quanto à utilização de insumos ambientalmente corretos, ou mesmo de materiais reciclados nas linhas de criação e produção deve ser urgentemente incluída na pauta de todos os comunicólogos.



A área de Publicidade e Propaganda bem como a de Marketing podem vir a ser grandes contribuintes para o desenvolvimento sustentável. Necessário faz-se, porém, incluir a análise do custo ambiental no levantamento do custo X benefício de uma idéia criativa, bem como nos Planos de Comunicação e Marketing.

Caberá aos profissionais destas áreas propor a seus clientes alternativas de marketing social, ambiental ou de responsabilidade empresarial abraçando causas que contribuam com a sustentabilidade do planeta, ao mesmo tempo em que se cria valor de imagem à marca.


Imagem 1: rio coberto por embalagens descartadas

Imagem 2: foto da garrafa retornável da Coca-Cola. Falta ainda educar, por meio da propaganda, os consumidores.

Imagem 3: campanha da Nova Schin que iniciou, timidamente, campanha contra o plástico nas embalagens em 2007



Palavras-Chave: Publicidade, Propaganda e Desenvolvimento Sustentável